São grandes as chances de o campeão brasileiro de 2008 usar o esquema tático com três zagueiros. Entre os cinco principais candidatos ao título, o único a utilizar o bom e velho 4-4-2 é o Cruzeiro de Adilson Batista. O técnico Celso Roth, do Grêmio, citou a supremacia do 3-5-2 nesta reta final do campeonato ao ser questionado se o seu esquema teria prazo de validade.

- Se tivesse prazo de validade, as outras equipes não jogariam assim. Dos times que estão na ponta, só o Cruzeiro usa o esquema com dois zagueiros, liberando os laterais. O importante é fazer funcionar o esquema. Todo mundo sabe como o time joga, conhece as jogadas, as características e as alternativas. O momento do campeonato é de vitória pessoal. Cada detalhe, seja técnico ou físico, determina o resultado do jogo.

Entre os adeptos do 3-5-2, há quem utilize três zagueiros de origem - como o São Paulo de André Dias, Rodrigo e Miranda, e o próprio Grêmio de Léo, Pereira e Réver. Já Flamengo e Palmeiras preferiram adaptar um volante na zaga. No time carioca, é Jailton que exerce essa função, ao lado de Fábio Luciano e Ronaldo Angelim. No paulista, Martinez atua mais recuado e forma o trio com Roque Júnior e Gustavo.

No Cruzeiro, Espinoza e Thiago Heleno formam a dupla titular. Nesta quarta-feira, o segundo cumprirá suspensão automática e deverá ser substituído por Leo Fortunato. Marquinhos Paraná é o volante mais recuado e responsável por proteger os dois zagueiros.

O time mineiro fará um duelo de esquemas táticos contra o Grêmio nesta quarta-feira, às 21h50m, no Mineirão. Os gaúchos lideram o Brasileirão, com 59 pontos, quatro a mais do que o adversário, que está em terceiro lugar

0 comentários

Postar um comentário