Não há outro jogo neste Brasileirão que reúna dois times tão acostumados à ponta da tabela. O líder Grêmio e o terceiro colocado Cruzeiro são os maiores freqüentadores do G-4: os gaúchos ficaram três rodadas fora da zona de classificação para a Libertadores, enquanto os mineiros se ausentaram por apenas uma. Apesar desse bom retrospecto, o jogo de 21h50m (de Brasília) desta quarta-feira, no Mineirão, tem caráter de afirmação.

Os dois times viram seu aproveitamento cair na segunda metade do campeonato. A prova disso é que o Cruzeiro ocupa apenas a sétima colocação do returno, e ainda assim está duas acima do Grêmio. Os gaúchos ao menos se seguraram na liderança e lá permanecerão por, no mínimo, mais uma rodada. O problema é que não têm assustado adversários em seus campos, como no início do Brasileiro. O time, que venceu o Sport por um minguado 1 a 0 no Olímpico na última rodada, colheu resultados decepcionantes nas três últimas vezes em que atuou fora de casa: derrota para a Portuguesa por 2 a 0, goleada para o rival Inter por 4 a 1 e empate em 0 a 0 com o Atlético-PR.

A situação é mais decisiva para o Cruzeiro, que jogará diante de um Mineirão cheio e, em caso de derrota, poderá sair do G-4 pela primeira vez em 18 rodadas. No último sábado, teve atuação ruim e foi derrotado pelo desesperado Atlético-PR na Arena da Baixada. Caiu para a terceira colocação e perdeu qualquer chance de ultrapassar o Grêmio nesta quarta-feira.

Além da necessidade de afirmação, outro detalhe une as duas equipes: o mistério em torno da escalação. Adilson Batista e Celso Roth são adeptos da tática de só divulgar suas escalações 45 minutos antes do início do jogo. Antes de um confronto decisivo como o desta quarta-feira, o suspense se torna ainda maior.

0 comentários

Postar um comentário